terça-feira, 12 de abril de 2011

Ballet Russes de Diaghilev

Após assumir o Ballet Russes de Diaghilev em 1915, Edward Bernays que disse que lhe fora dado um trabalho sobre o qual não sabia absolutamente nada, e que na verdade não lhe interessava. Mas ele não era o único, os americanos não aceitavam bem os homens bailarinos e o que eles faziam, alem de achar que o assunto tinha interesse limitado. Bernays começou a ligar o balé a algo que as pessoas gostassem e se entendessem "Primeiro como uma novidade das artes; segundo como um apelo a grupos especiais; terceiro como um impacto na vida das pessoas, com as cores e desing nos produtos americanos; e quarto, com as personalidades". Começando pelos jornais Edward desenvolveu informativos para quatro editores que contessem fotos, histórias de dançarinos, figurinos e compositores.Os artigos foram direcionados para seus quatro temas e publicos, assim, as paginas destinadas ao público feminino apresentavam artigos sobre roupas, tecidos e moda. Seu próximo trabalho foi a revista Cobertura, a qual aparecia um pouco antes da abertura do balé. Bernays adaptou suas histórias para os editores, pois quando a Ladies Home Journal disse que não poderia exibir fotos nas quais aparecessem dançarinos com saias acima do joelho, ele teve de retocar as fotos. Sua habilidade em entender as necessidades dos editores resultou em: The American Hebrew, Collier's, Craftsman, Every Week, Harper's Weekly, Hearst Magazines, Harper's Bazaar, The Independent, Ladies Home Journal, Literary Digest, Munsey's, Musical America, Opera, Physical Culture, Strand, Spur, Town & Country, Vanity Fair, Vogue, and Woman's Home Companion.

Bernays criou um guia de publicidade para os homens usarem durante a turnê do Ballet. Este continha biografias sobre os bailarinos, pequenas notas e ainda uma pagina com a pergunta: os homens americanos tem vergonha de serem graciosos?

Ele persuadiu as manufaturas americanas para produzir produtos inspirados pela cor, desenho de cenários e figurinos para divulgar o evento. Esses estilos se tornaram tão popular que a Quinta Avenida vendeu estes produtos sem a intervenção de Edward. Ele utilizou de mídias exteriores para aumentar a expectativa dos dançarinos. Quando chegou as docas em Nova York, uma multidão estava esperando, em seguida tirou fotos e as publicou no domingo em revistas por todo o país.

Os ingressos para as apresentações foram vendidos antes da inauguração, quando o Ballet continuou a turnê pelas cidades americanas a procura pelos ingressos ditou uma segunda turnê e as meninas sonhavam e se tornar bailarinas. Edward Bernays remodelou seus preceitos para ter sua historia contada. A visão americana do balé e da dança mudou para sempre.







Luísa Helena Miranda de Macedo

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