terça-feira, 12 de abril de 2011
Tochas Da Liberdade.
Um século atrás, na década de 1920 as mulheres não fumavam, pelo menos não em público. A American Tobacco Corporation vendo a possibilidade de dobrar o seu público consumidor dos cigarros Lucky Strike, contratou os serviços de Edward Bernays.
Bernays desenvolveu uma estratégia de marketing muito original. Ele teve uma consulta com o psicólogo A.A Brill para descobrir o que convenceria uma mulher "respeitável" a fumar em público. Brill descobriu que o cigarro representava para as mulheres um símbolo fálico que ligava a ideia de desafio ao poder masculino, dessa maneira as mulheres passariam a fumar possuindo o seu próprio "pênis", numa situação de igualdade com os homens. Nessa época as mulheres estavam conquistando o direito de votar, de trabalhar fora, inclusive em empregos onde antes só havia homens.
Bernays organizou um evento publicitário que entrou para a história. Ele contratou modelos para participar da parada da páscoa em Nova York, e então disse a imprensa que um grupo de manifestantes dos direitos das mulheres passaria portando "tochas da liberdade". Cada modelo desfilava com um cigarro acesso e uma placa proclamando-o sua "tocha da liberdade".
Isso ajudou a quebrar o tabu contra mulheres fumarem em público, e tornou Edward Bernays umas das figuras mais lembradas quando o assunto é Relações Públicas.
Referências:
http://www.arataacademy.com/port/
http://www.dzai.com.br/
Mychel Lima.
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Há que se ver que Bernays foi muito mais negativo do que positivo. Ele foi um manipulador da mente humana e não pode/deve ser visto como um deus.
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